A exploração da água em Santana do Livramento gera recursos para saneamento
2005-06-03
A exportação da água santanense é o que vem buscando o Departamento de Água e Esgoto de Sant’ Ana do Livramento (DAE), pois utilizando esse recurso o município terá uma melhoria no saneamento básico, além de trazer desenvolvimento para os santanenses.
Tem alguns lugares na cidade que tem seu esgoto a céu aberto e isso pode prejudicar as águas subterrâneas e trazer prejuizos para a população, se o projeto de exportação da água for concretizado, nós poderemos arrumar o saneamento da cidade, falou o diretor do DAE, Marcírio Silva.
— Agora que o projeto já encontrou pessoas interessadas em comprar a água vem a segunda parte que é mobilizar a população para que o desenvolvimento chegue a fronteira-, disse João Manuel Bicca, Secretário Executivo do Projeto Pró Rio Uruguai, Aqüífero Guarani e Estuário do Rio da Prata.
Ele comentou que a lei estadual não proibe a exploração da água, apenas tem que seguir alguns critérios e o uso deve ser racional, nada mais justo que a comunidade usufrua do bem que há no subsolo santanense, pois cidades como Lajeado, Estrela, entre outras já exploram o Aqüífero.
Aqueles que fizerem a exploração dessas águas tem que ter a consciência que devem cuidar o que estão fazendo. A qualidade da água municipal chama à atenção de vários países do mundo, pois a água em alguns locais da cidade é bicarbonatada, de caracteristicas digestivas. E para que essa qualidade não seja afetada os esgotos devem ser tratados. — O desenvolvimento pode chegar a essa região se a população souber expor suas vontades e envolva o estado e o município nessa busca por crescimento-, falou João Manuel Bicca. Outros prefeitos da região também são à favor dessa exploração. (A Platéia, 2/6)