Pró-Guaíba já executou mais de 2,2 mil projetos
2005-06-02
Desde que foi implantado no Vale do Taquari, em 1996, o Programa Pró-Guaíba, cujas ações se direcionam para a recuperação e preservação de bacias hidrográficas, já foram executados 2.261 projetos em comunidades rurais. A informação é do responsável pelo programa no escritório regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro florestal Álvaro Mallmann. Uma série de ações e práticas planejadas puderam ser realizadas neste período. Três áreas básicas foram trabalhadas de maneira geral, em todas as microbacias beneficiadas: conservação do solo, reflorestamento ambiental e redução no uso de agroquímicos.
Algumas atividades que mereceram destaque foram: conservação de solo - construção de terraços de retenção; fechamento de voçorocas; descompactação de solos; construção de contornos vegetais e de pedra; aquisição de fertilizantes e sementes; aquisição de diversos equipamentos, como semeadoras de tração mecânica e animal, pulverizador e distribuidor de calcário e fosfatos naturais. Na área de reflorestamento ambiental houve a implantação de mata ciliar e de encosta; plantio de erva-mate cultivada e consorciada; plantio de matas de eucaliptos, pinus e acácia negra; aquisição de sementes para adubação verde e adubo orgânico; plantio de árvores frutíferas e de espécies exóticas.
Na questão da redução de agrotóxicos nos cultivos tradicionais, entre algumas das ações desencadeadas, foram construídos um posto coletivo para abastecimento de pulverizadores e um armazém para depósito de produtos, além da aquisição de insumos diversos, realização de trabalhos de proteção de fontes, instalação de fossas sépticas, caixas de gorda e sumidouros para águas servidas.(Informativo, 01/06)