Rio Grande do Sul lança Semana da Água
2005-06-02
Hoje (2/6) às 10h30min, em Porto Alegre, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-Seção RS e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente lançam a 12ª Semana Interamericana e 5ª Semana Estadual da Água, que ocorrerá de 1º a 12 de outubro de 2005.
O evento faz parte das comemorações da Semana Estadual do Meio Ambiente e contará com a presença de autoridades estaduais e municipais e a participação de alunos de estabelecimentos de ensino do bairro com manifestações artísticas. As atividades da Semana da Água no Rio Grande do Sul conta com apoio de diversas entidades governamentais e não-governamentais de todo o estado, entre elas: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Departamento de Água e Esgoto (Dmae), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Fundação Zoobotânica do RS, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual de Saúde, Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Rotary Club de Porto Alegre, Colégio Rosário, Complexo Hospitalar Santa Casa, Ong Mira-Serra e Emater.
Na ocasião será lançado o tema das semanas com o objetivo de chamar a atenção para a responsabilidade de todos na gestão de recursos hídricos e no reconhecimento dos problemas provocados pelo uso indiscriminado e crescente desse recurso finito. A temática também está relacionada à estiagem que recentemente assolou o Rio Grande do Sul. A discussão sobre o tema água é mundial. Em 22 de março de 2005 – Dia Mundial da Água – iniciou-se a Década Internacional para a Ação “Água, para a Vida”, instituída pela Organização das Nações Unidas.
Na edição da Semana da Água 2004 foram mais de uma centena de entidades, em todo o estado, mobilizadas nas atividades da Semana atingindo cerca de um milhão de pessoas. Nos últimos quatro anos foram realizadas, em média, 900 celebrações em cada edição no estado. Entre os eventos programados acontecem palestras, seminários, trilhas ecológicas, mutirões de limpeza às margens de rios, exposições de fotografias, de pinturas, oficinas ambientais e procissões fluviais. A realização da Semana também tem sido instrumento fundamental para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental dentro das instituições de ensino e qualificação técnica de profissionais que atuam na área de saneamento ambiental. (Com informações da ABES/RS)