Definidas as datas das audiências públicas sobre novas UCs em SC
2005-06-01
O Ministério do Meio Ambiente definiu as datas das audiências públicas para a criação do Parque Nacional das Araucárias e da Estação Ecológica Mata Preta. Entre os dias 21 e 24 de junho, serão feitas consultas populares em Passos Maia, Ponte Serrada, Abelardo Luz e Palmas. Ainda não estão fechadas as datas para cada município. Isso vai depender da disponibilidade de cada prefeitura. — Há um prazo bem elástico, justamente para os prefeitos se organizarem. Não devemos mudar essa data - afirma o diretor do núcleo de mata Atlântica e Pampa do ministério, Maurício Mercadante.
A criação das áreas está gerando muita polêmica entre governos estadual e federal. O Estado é contra a criação do parque e da estação, apesar de ter participado de todo processo de elaboração das novas áreas de preservação. O ministério alega que o secretário de Meio Ambiente de Santa Catarina, Bráulio Barbosa, participou de todas as reuniões que levariam à criação das novas áreas e, portanto, o Estado demonstrou estar de acordo. Segundo o coordenador do núcleo de mata Atlântica e Pampa do ministério, Wigold Schäffer, o governo federal está fazendo até além do que a legislação pede. — No caso das estações ecológicas, como é o caso da Mata Preta, que será criada em Abelardo Luz, não é necessário nem fazer audiência pública, mas estamos fazendo mesmo assim - argumenta.
Shaffer disse que ninguém do governo do Estado procurou o ministério pedindo o estudo de impacto econômico e social da criação das novas áreas. — As audiências são os locais adequados para apresentar esses levantamentos. E vamos fazer isso - analisa. (A Notícia, 31/05)