VCP vai instalar usina de co-geração
2005-06-01
A VCP (Votorantim Celulose e Papel) vai instalar uma usina co-geradora de energia elétrica movida a gás natural, em Jacareí (SP), depois de conseguir a autorização definitiva da Secretaria do Estado do Meio Ambiente.
A usina faz parte do projeto de expansão da fábrica, o P-2000, concluído em agosto 2003. Preocupados com o abastecimento energético, a idéia da construção surgiu durante o racionamento de energia no país. Hoje a VCP produz 75% da energia que consume. Segundo Fúlvio Medina, Gerente de Utilidade, Recuperação e Meio Ambiente, a inenção é ampliar o índice para próximo de 100%.
O projeto traz dois significados importantes. O primeiro em relação ao óleo combustível, que será substituído por gás natural, gerando benefícios ao meio ambiente, por ser menos poluente. Em relação à geração de energia, traz grandes avanços. — Com a usina, reduzimos o risco de apagão, independente da energia gerada pelo Brasil. A VCP deve conseguir sustentabilidade no setor energético-, disse Fúlvio.
O empreendimento terá capacidade para gerar 37 megawatts, com investimento US$ 20 milhões. Ainda não há previsão de quando a usina entrará em operação. (Celulose Online, 31/5)