Ministra cobra comprometimento da sociedade com o meio ambiente
2005-06-01
Meio ambiente e sustentabilidade requerem mais do que consciência, requerem atitude e caráter de todos. Com esta frase, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, encerrou seu discurso durante a abertura do 1o Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável, que segue até o dia 2 de junho na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Mais de mil pessoas lotaram o auditório principal, entre elas empresários, executivos, representantes de ONGs, professores e estudantes. Marina Silva foi enfática ao cobrar compromisso de toda a sociedade na fiscalização do uso dos recursos naturais.
A abertura do evento contou ainda com o lançamento da Década ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Segundo a representante da Unesco para a América Latina e Caribe, Beatriz Macedo, — a Década pretende restaurar o valor da educação, porque educação é indispensável para ser possível um mundo mais justo e igualitário.
A segunda parte do Congresso iniciou com um Grande Diálogo entre os especialistas de várias partes do mundo sobre os desafios para um presente e futuro sustentáveis. Entre os participantes estavam John Redwood, diretor do Banco Mundial; Geoff Lye, do SustainAbility (Inglaterra); Jonathan Lash, presidente da World Resources Institute (EUA); Ricardo Melendez-Ortiz, diretor-executivo do International Center for Trade and Sustainable Development – ICTSD (Colômbia); o professor Adil Najam, da Fletcher School of Law and Diplomacy (Paquistão), e Stuart Hart, da Cornel University (EUA). O jornalista Sidney Resende foi o relator do Diálogo e Fernando Almeida, o moderador.
O congresso vai até a amanhã (2/6) e contará com a apresentação de oito painéis sobre assuntos relacionados à sobrevivência dos recursos naturais e oito oficinas práticas abordando temas estratégicos para viabilizar o processo de mudança. Em paralelo, será realizada uma feira de produtos e serviços para demonstração de projetos e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. (Com informações de In Press)