Temporada de furacões que começa nos EUA deve ser muito ativa
2005-06-01
A temporada de furacões que começa hoje (1º/6) na região caribenha do Atlântico promete ser muito ativa, marcad por um número de tempestades acima da média e com elevada probabilidade de grandes desastres abaterem-se sobre os Estados Unidos. A previsão foi feita ontem (31/5) pelo professor da Universidade do Estado do Colorado William Gray.
Juntamente com um grupo de pesquisa, Gray espera pelo menos 15 temporais tropicais, com oito deles trasformando-se em furacões durante seis meses, até novembro. Os especialistas prevêem que quatro desses furacões serão mais intensos, sustentados por ventos de 178 quilômetros por ora ou ainda mais intensos, causando grandes danos.
A estimativa anterior, de abril, revisada pelos pesquisadores da equipe de Gray, previa até 13 grandes temporais e até sete furacões. A média de longo prazo é de 9,6 temporais, 5,9 furacões e 2,3 furacões intensos por ano no Oceano Atlântico, no Mar do Caribe e no Golfo do México.
– Ajustamos nossa previsão acima do que havíamos prognosticado em abril, disse Gray. Segundo ele, há 77% de chance de um furacão intenso abater-se sobre a costa dos Estados Unidos em 2005, comparado com 52%, no ano passado. (Planet Ark, 1º/6)