Chilenos fazem campanha de informação científica sobre os efeitos das dioxinas
2005-06-01
Com o tema Sabes o que são as dioxinas?, a organização de cidadãos valdivianos Acción por los Cisnes começou uma campanha de informação sobre o efeito das dioxinas na saúde humana, substâncias consideradas por especialistas do Colégio Médico do Chile como o tóxico mais forte inventado pelo ser humano.
A campanha informativa pretende divulgar dados entregues pela própria fábrica de celulose de Celco e os riscos da presença deste composto tóxico produzido em grandes quantidades fábrica em alimentos, na água dos rios, no ar, na indústria láctea e na agricultura da região, afetados pela contaminação. A informação oficial divulgada pela Celco esclarece sobre seus processos industriais e o uso do dióxido de cloro, que são despejados no rio Cruces e no ar.
Segundo Andrei Tchernitchin, médico especialista em Toxicologia da Universidad de Chile e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Colégio Médico do Chile, o que a Celco joga no ar à noite se espalha com o vento até Valdívia, e durante o dia chega a Loncoche y Villarrica, onde há muitos produtores de leite e laticínios, portanto, logo haverá evidências da contaminação destes produtos com dioxinas, o que produzirá danos à saúde de quem consome estes produtos, além de prejudicar a exportação e o desenvolvimento econômico de ambas as regiões: a de produção de grãos e a de laticínios, aponta.
O especialista assinala que, como médico, tem a obrigação de alertar aos cidadãos de Valdívia com informação científica, para que eles decidam se querem viver em um ambiente que pode causar problemas de saúde como o câncer. (Eco Agência, 31/5)