Espírito Santo assina acordo na Noruega para petróleo e gás
2005-05-31
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, a governadora do Condado de
Hordaland, Torill Nyborg, e o prefeito de Bergen, Herman Friele, assinaram, nesta segunda-feira (30/5), um memorando de cooperação entre o Espírito Santo e a região,
que fica na costa oeste da Noruega. Pelo acordo, que também foi assinado pelo presidente da Associação de Óleo e Gás de Hodarland, Jakob Bleie, estão previstos intercâmbios, parcerias e investimentos nas áreas de óleo e gás, indústria marítima, pesquisa e formação profissional, engenharia, pesca e aqüicultura, dentre outros.
O município de Bergen desenvolve, com tecnologia de vanguarda e muita pesquisa, a indústria do petróleo e gás (exploração em águas profundas, metal-mecânica, engenharia, suprimentos, transporte de gás e óleo etc.), há cerca de 20 anos, mas não limitou a sua atividade econômica ao monopólio desse negócio, mantendo e incentivando atividades tradicionais da região, como a pesca, e respeitando os recursos naturais. A cidade, inclusive, criou um fundo de investimentos para garantir renda ao município quando o negócio do petróleo e gás estiver esgotado.
— Bergen viveu uma situação semelhante à experimentada atualmente pelo Espírito Santo, buscando desenvolver o negócio do petróleo num ambiente compartilhado por outras regiões com experiência anterior. O município, assim como a Noruega, é motivo de inspiração na busca de uma indústria de petróleo e gás social e ecologicamente sustentável. Trabalhamos para que o Espírito Santo seja uma terra de prosperidade para todos, com igualdade de oportunidades. Ao iniciarmos o desenvolvimento desse novo negócio, não podemos perder de vista que o petróleo e o gás devem promover melhorias à vida de todos os capixabas - assinalou Hartung.
O desenvolvimento equilibrado da indústria petrolífera também foi destacado pelo gerente-geral da Unidade de Produção da Petrobras no Espírito Santo, Márcio Félix, presente ao evento. — Existe uma sinergia entre o Espírito Santo e a região de Bergen e a Petrobras se insere nesse quadro exatamente pelo seu trabalho em prol de um negócio com sustentabilidade socioeconômica-, (Portal do Espírito Santo, 30/5)