Seminário na Assembléia Legislativa gaúcha propõe agenda para Desenvolvimento Sustentável
2005-05-31
Desenvolvimento sustentável foi o tema do seminário realizado ontem (30/5), pela manhã, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul com participação do secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone.
O encontro marcou o início da Semana do Meio Ambiente e teve ainda uma palestra do professor Rualdo Menegat, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Langone defendeu a elaboração de uma agenda de desenvolvimento sustentável no País, capaz de delinear um projeto estratégico. Destacou o papel do Estado em incidir na pactuação de um projeto de desenvolvimento. O vice-ministro disse que setores empresariais reclamam seguidamente das exigências dos órgãos ambientais, que constituiriam um entrave para o desenvolvimento. Para Langone, é inevitável o tensionamento na sociedade diante de iniciativas que visam ao desenvolvimento
sustentável, pois, neste processo, surgem contradições que levam a avanços.
Quanto ao projeto do governo federal de retomar a construção da usina nuclear Angra-3, Langone frisou que o Ministério do Meio Ambiente é contra: — Apostamos nas fontes de energia renováveis-. Já o professor Menegat abordou a questão dos centros urbanos e
a necessidade de uma nova cultura, que permita a mudança de hábitos da população que são nocivos ao ambiente. Neste sentido, o vereador de Porto Alegre Carlos Comassetto (PT) destaca a importância da cultura ambiental, aspecto que o vereador pretende dar prioridade na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), que a Câmara Municipal deve iniciar em breve. (Com informações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre)