Conselho Nuclear reclassifica dimensão do acidente com a usina de Vandellós
2005-05-31
O Conselho de Segurança Nuclear (CSN) da Espanha determinou que o incidente ocorrido em agosto do ano passado na central nuclear de Vandellós II, em Tarragona, avaliado provisoriamente com 1, foi, na realidade, classificado como nível 2 na escala INES, segundo um informe do conselho.
O incidente a que se refere o inform consistiu na detecção de uma fuga nas tubulações do trem B, que leva água do mar para a referigeração dos serviços essenciais da central. O nível 1 reflete uma anomalia – no ano passado, houve, na Espanha, três acidentes dessa magnitude, incluindo o de Vandellós. Já o nível 2 significa que se tratou de um incidente com falha significativa, no qual subsiste uma profundidade suficiente para fazer frente a falhas adicionais.
O CSN, que votará este informe em sua assembléia plena desta quarta-feira (1º/6), considera que houve nível 2, neste caso, porque foi ado crédito a que, no momento do incidente, havia uma bomba na central capaz de injetar água e manter a integridade do reactor. Do contrário, tratar-se-ia de nível 3.
O Conselho somente outorgou nível 3, na história das nucleares espanholas , a um acidente ocorrido em Vandellós I, em 1989. Supuso el cierre de la central. (El Mundo, 31/5)