Termelétrica será implantada no Rio Grande do Sul
2005-05-31
A empresa Josapar Joaquim Oliveira S/A Participações foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) semana passada a atuar como produtora independente de energia elétrica com a implantação da termelétrica Josapar Itaqui no Rio Grande do Sul. A empresa poderá comercializar livremente a energia elétrica gerada pela nova usina.
A térmica terá 6 megawatts (MW) de potência, capacidade suficiente para beneficiar uma população de 53,6 mil habitantes, e deverá entrar em operação até novembro de 2006. A usina estará localizada no município gaúcho de Itaqui. O investimento previsto para o empreendimento é de R$ 7,2 milhões.
Os produtores independentes (PIEs) são empresas ou grupo de empresas reunidas em consórcio, com autorização ou concessão para produzir energia destinada ao comércio de toda ou parte da produção, por sua conta e risco. Os produtores independentes podem ampliar e melhorar as condições de oferta e prestação de serviços, tendo como garantia o livre acesso aos sistemas elétricos. Além disso, têm autonomia para fechar contratos bilaterais de compra e venda de energia elétrica.