Colúmbia terá centro de refúgio ambiental
2005-05-31
Um centro ultramoderno de educação ambiental será sendo construído em Anacostia Island, no Distrito de Colúmbia (D.C.), nos Estados Unidos. Segundo o prefeito do D.C., Anthony A. Williams, já está sendo prevista a construção de um parque no local.
A criação de um redúgio para plantas e animais selvagens nas ilhas Kingman e Heritage é uma antiga meta de Williams, considerado um ávido observador de pássaros. Ele jpa havia proposto este projeto durante sua campanha, em 1998.
O centro foi agregado a um projeto do Distrito de Anacostia Waterfront, um plano multibilionário voltado à revitalização de rios altamente poluídos e durante muito tempo negligenciados por suas vizinhanças. Uma empresa de arquitetura internacional, a Studios Architecture, de San Francisco (Califórnia), foi escolhida entre dez grupos para a execução das obras, avaliadas em US$ 9 milhões. No projeto, está prevista a construção de elevações sobre as águas, com estruturas de madeira reciclada.
Por muito tempo, ambientalistas e empreendedores lutaram para ver quem controlaria as ilhas Heritage e Kingman, criadas pelo corpo de engenheiros das Forças Armadas em 1916 a partir de terra dragada de rio. Em 1997, o Conselho do D.C. aprovou com dificuldade um plano para a criação de um museu ou de um parque no sítio. Estima-se que as obras levem três anos para serem concluídas. (Washington Post, 31/5)