Relatório questiona efetividade de substituição de dutos de água nos EUA
2005-05-31
Um novo relatório do Escritório de Controladoria do Governo dos Estados Unidos, divulgado nesta segunda-feira (30/5), levanta questões sobre a efetividade do programa de substituição dos dutos de água do Distrito de Colúmbia (D.C.) no sentido de reduzir os níveis de chumbo da água consumida pela população local.
O relatório, requerido pelo Congresso após a abertura de dados, no ano passado, a respeito dos elevados níveis de chumbo na água que corre por dutos de milhares de lares do at D.C., cita a Agência de Proteção Ambiental (EPA) afirmando que as instalações de água da cidade está de acordo com os termos de um acordo assinado no ano passado para corrigir problema, mas assinala que os níveis de chumbo na água continuam sendo inaceitavelmente altos. O documento também afirma que oficiais federais deveriam ser mais agressivos na remediação da falta de pesquisa sobre os efeitos à saúde nos casos de baixa exposição ao chumbo.
A empresa de água e saneamento do D.C. (WASA) investiu US$ 300 milhões para substituir todas as linhas de serviço em propriedades públicas, devendo atingir esta meta até 2010. A empresa também distribuiu filtros para os residentes afetados pelo problema, aumentou o número de amostras de água colhidas para exame e melhorou seu programa de notificação ao público. (Washington Post, 31/5)