Porto Alegre troca asfalto borracha em corredor
2005-05-30
O asfalto ecológico - que utiliza pneus de borracha usados como matéria-prima - não suportou o peso dos ônibus que trafegam pelo corredor da avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS), em Porto Alegre, por onde trafegam mais de 30 linhas de ônibus diariamente.
Além desse ponto, o material foi instalado pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), em agosto de 2004, em outros quatro trechos da Capital: dois na avenida João Pessoa (entre as ruas Venâncio Aires e Jerônimo de Ornellas e em frente ao Touring), na avenida Protásio Alves (perto do Hospital de Clínicas) e na rua Voluntários da Pátria (da rua Pinto Bandeira até a rua Senhor dos Passos). Os demais, até agora parecem não terem apresentado os mesmos problemas constatados na Osvaldo Aranha, onde o corredor está com ondulações que formaram trilhos (que em dia de chuva formam poças da água) nos trechos. O projeto-piloto de testar o asfalto ecológico em corredores de ônibus da Capital iniciou em agosto do ano passado. O então secretário de Obras, Álvaro Pedrotti, previu um prazo de seis meses a um ano para definir sobre a continuação de uso do produto, produzido pela Petrobras e que estava sendo negociado com a Smov pelo mesmo preço do asfalto normal.
Segundo o atual titular da pasta, Cassiá Carpes, o produto ideal para suportar o peso dos ônibus seria o concreto - utilizado em pontos das avenidas Bento Gonçalves e Juca Batista, na Zona Sul. - O que inviabiliza é o alto custo- explicou o secretário. Para restaurar o corredor da Osvaldo Aranha, quarta-feira serão abertas as propostas de empresas convidadas a participar da licitação para as obras de fresagem - que consiste na troca do asfalto desgastado por uma nova camada. A Smov não tem a máquina necessária, por isso optou pela licitação. O serviço deve começar em dez dias, pela rua Voluntários da Pátria, do Centro até a Praça Rui Barbosa. O local apresenta os mesmos problemas da Osvaldo Aranha. (JC, 30/05)