Não há sinalização para 2ª etapa do Pró-Guaíba
2005-05-30
A segunda etapa do programa Pró-Guaíba, nos moldes em que foi concebido, ainda é uma incógnita devido às dificuldades financeiras do Estado. O Executivo está analisando se renovará o contrato do programa para a recuperação da bacia do Guaíba. A primeira fase de recuperação, o módulo 1, está sendo concluída após dez anos. O pedido para renovação do contrato foi encaminhado pela Secretaria do Meio Ambiente ao governador Germano Rigotto. Porém, não houve sinalização de que haverá recursos para a execução do módulo 2, informou a consultora técnica do Pró-Guaíba, Ana Elizabeth Carara.
A segunda etapa do projeto prevê investimentos de 170 milhões de dólares. A expectativa é de que o governo estadual aporte uma parte desse montante para a continuidade dos trabalhos. A região hidrográfica do Guaíba tem 84.763 quilômetros quadrados e abrange mais de 250 municípios, cerca de 30% do território gaúcho. Os principais problemas ambientais são contaminação industrial, disposição irregular de lixo, lançamento de esgoto in natura nos rios, nos arroios e no Guaíba, contaminação por agrotóxicos e desmatamento.
As ações de recuperação da bacia começaram em 1995, num investimento de 220,5 milhões de dólares. O Banco Interamericano (BID) financiou 60% do valor, e o Estado, o restante. Segundo Ana, a última vez que o BID aportou recursos para o programa foi em julho de 2002. (CP,29/05)