Bush promove veículos movidos a hidrogênio
2005-05-30
Em nova tentativa de enaltecer os elementos mais inovadores de seu projeto de lei de energia, o presidente dos EUA, George W. Bush, promoveu, na quarta-feira (25/5), os automóveis movidos a hidrogênio. Bush esteve em um posto de gasolina de Washington que conta com uma bomba de hidrogênio e que serve para reabastecer um pequeno grupo de veículos experimentais destinado a fazer demonstrações entre os poderes públicos americanos.
– O hidrogênio é o futuro. Somos muito dependentes de fontes estrangeiras de energia - declarou Bush, enquanto enchia o tanque de um veículo, com a ajuda do responsável pela segurança do estabelecimento. Ainda assim, Bush reconheceu que devido ao atual preço do hidrogênio, duas vezes maior que o da gasolina, será necessário um tempo considerável até poder conseguir esse combustível a um valor razoável.
Os principais fabricantes de automóveis estão desenvolvendo veículos movidos a hidrogênio como combustível, mas a produção da matéria-prima em larga escala e o desenvolvimento de sistemas de distribuição atrasarão seu lançamento entre uma e duas décadas. O projeto de lei de energia promovido pela Casa Branca está há quatro anos paralisado no Senado, onde a oposição democrata conseguiu bloqueá-lo por considerar que oferece muitas vantagens às empresas do setor e se concentra mais no aumento da produção do que na economia.
A Câmara de Representantes aprovou em abril uma nova versão, e o governo está pressionando para que o Senado faça o mesmo nas próximas semanas. (Uol Últimas Notícias, 27/5)