Iniciativa de poluição do ar do presidente dos EUA é revista
2005-05-30
A moribunda iniciativa do presidente Bush a respeito da poluição do ar ganhou uma vida inesperada na quinta-feira (26/5) quando a Agência de Proteção Ambiental (EPA) concordou em analisar a legislação federal competente, satisfazendo a meses de requerimento por parte do Senado. Os esforços do comitê do Senado no sentido de avançar as medidas da Casa Branca, conhecidas como Céu Claro, fracassaram em votos no escore nove a nove, em março último, depois que o senador Thomas R. Carper, democrata de Delaware, votou contra as mesmas, queixando-se de que a EPA não teve vontade de examinar esta e diversas outras leis, todas visando ao estabelecimento de padrões de emissões mais estritos do que aqueles das medidas da administração governamental.
Oito democratas e um republicano, o senador Lincoln Chaffee, de Rhode Island, votaram contra o plano da Casa Branca, enquanto nove republicanos votaram a favor. Porém, em uma audiência do subcomitê sobre a lei do Céu Claro, realizada no último dia 26, James L. Connaughton, secretário do Conselho de Qualidade Ambiental da Casa Branca, disse que a agência concordou em analisar a legislação competente.
–Realmente queríamos movimentar o debate sobre os méritos dessa legislação, disse Jeffrey Holmstead, administrador assistente da EPA, após dar testemunho a Connaughton. –Felizmente, estamos indo adiante e encorajando todas as partes a levarem o processo à frente, acrescentou. (NY Times, 30/5)