Justiça americana diz que governo evita analisar a questão pesca x meio ambiente
2005-05-30
Um juiz federal de Oregon (Estados Unidos) sentenciou, na última quinta-feira (26/5), que a administração Bush arbitrariamente limitou e evitou a análise dos prejuízos provocados por 14 represas federais que ameaçam salmões e outras espécies de peixes dos rios Columbia e Snake River.
Segundo o juiz James A. Redden, da Corte do Distrito Federal, a administração do governo do presidente George W. Bush evitou sua responsabilidade para assegurar que as ações do governo não iriam prejudicar a sobrevivência dessas espécies.
A sentença veio em resposta a um desafio lançado por ambientalistas, grupo de pescadores e tribos indígenas perante a determinação da administração de que os possíveis danos das barragens hidrelétricas aos jovens salmões poderiam ser remediados nos próximos dez anos com acréscimos de US$ 6 bilhões às barragens, incluindo investimentos em vertedouros projetados para manter seguros os peixes.
A sentença faz com que a questão retorne para o Serviço Nacional de Pesca Marinha pela terceira vez. Também abre caminho para que sejam julgadas outras questões pendentes requeridas pelos mesmos grupos de pesca eu apresentam recursos hídricos limitados. Ao menos em curto prazo, essas decisões poderiam modificar o equilíbrio de geração de energia nos rios, dando aos interesses dos pescadores uma alavanca na competição com a indústria hidrelétrica e com os agricultores que irrigam terras. (NY Times, 30/5)