Gaúchos ansiosos com negociações de Lula para venda de biodiesel na Ásia
2005-05-27
Gaúchos acompanham com empolgação negociações de Lula para venda de biodiesel aos aisáticos, em seu périplo por Coréia do Sul e Japão. Menina dos olhos do presidente, a produção de biodiesel é considerada filão promissor para a economia local, onde já começam a brotar investimentos na área.
— Estão garantidos investimentos de quase R$ 599 milhões no novo setor e o Estado não pode ficar de fora dessa, exorta o vice-líder do governo Beto Albuquerque, que acompanha o presidente na viagem.
Na última semana, foi apresentado à ministra Dilma Rousseff, o projeto para a criação da primeira planta de biodiesel no Rio Grande do Sul. O investimento previsto pela BSBio, empresa de Passo Fundo, é de R$ 24 milhões. A unidade terá capacidade de produção de 69 milhões de litros/ano a partir de óleos vegetais. A planta está sendo planejada para utilizar soja, canola, linhaça e girassol. A secretaria de Desenvolvimento já cedeu uma área de 23 hectares para receber o empreendimento. (ZH/Lurdete Ertel, 26/5)