WWF e Banco Mundial lançam meta para reduzir o desmatamento global em 10% até 2010
2005-05-27
A Rede WWF e o Banco Mundial anunciaram nesta quarta-feira, 25/05, um programa ambicioso que tem como alvo reduzir o desflorestamento global em 10% até 2010. O anúncio foi feito no quinto encontro do Fórum de Florestas das Nações Unidas (UNFF) como um apelo de ação para a comunidade internacional e para marcar a renovação do acordo de cooperação da aliança por mais cinco anos. No ritmo atual, a devastação chega a 14 milhões de hectares por ano, praticamente o tamanho da Grécia. A maior parte dessas perdas acontecem nos trópicos.
O programa, conhecido como a Aliança Banco Mundial/WWF pela Conservação das Florestas e Uso Sustentável (Aliança pelas Florestas), apoiará a criação e consolidação de novas áreas protegidas - como parques nacionais, por exemplo - administração mais eficiente dessas unidades e ainda o aperfeiçoamento do manejo de florestas fora de regiões protegidas. A aliança também ajudará a facilitar a cooperação regional para a adoção de políticas para a consolidação de práticas de manejo florestal mais eficazes.
— Florestas ecológica e economicamente valiosas - como as florestas boreais do oriente da Rússia, das terras baixas da Sumatra, além das tropicais como na Amazônia e no Congo - estão desaparecendo rapidamente sob forças como a extração ilegal e pouco controlada de madeira e expansão agrícola, afirma Claude Martin, Secretário Geral da Rede WWF. — Ao renovar a Aliança Florestal, o Banco Mundial e o WWF estão assumindo o compromisso de trabalhar com governos e diversos interessados para desenvolver soluções sólidas para as ameaças a estas florestas.
Os estudos do Banco Mundial indicam que todo ano em países em desenvolvimento cerca de US$ 15 bilhões em impostos são perdidos por causa de atividades madeireiras ilegais. — Este é um capital que países mais pobres poderiam estar aplicando em serviços sociais e saúde. Essas práticas precisam ser detidas, diz Ian Johnson, Vice-Presidente para o Desenvolvimento Sustentável no Banco Mundial: — O Banco Mundial e o WWF estão comprometidos em trabalhar com todos os envolvidos para estabelecer regulamentação eficiente e equilibrada para práticas florestais.
Desde que a Aliança pelas Florestas foi criada em 1998, ela já contribuiu para o estabelecimento de 50 milhões de hectares de novas áreas protegidas, melhorou a gestão de 70 milhões de hectares de regiões de conservação e pelo manejo responsável de cerca de 22 milhões hectares de florestas exploradas comercialmente. Estas conquistas foram alcançadas com o estabelecimento de metas, que a Aliança pelas Florestas atualizou e expandiu para objetivos mensurados e ainda mais altos até 2010.
A Aliança pelas Florestas foi um elemento fundamental em facilitar iniciativas regionais nos países em desenvolvimento e está trabalhando ativamente com o setor privado para promover práticas florestais responsáveis, por meio de programas como:
- Apoio ao programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), do governo brasileiro. Este programa de dez anos protegerá 12% da Amazônia brasileira e estabelecerá um fundo de US$ 220milhões para apoiar a manutenção continuada dessa rede de unidades de conservação. O escopo do ARPA é equivalente a construir todo o sistema de parques nacionais do Estados Unidos em apenas uma década. O programa, atualmente, totaliza mais de 17 milhões de hectares de vegetação amazônica sob proteção.
- Trabalhos de análise inovadores que levaram ao estabelecimento de uma abordagem sistemática para a detecção, prevenção e repressão de extração ilegal de madeira na Indonésia. Esta iniciativa reuniu uma série de interessados em torno da questão e ajudou a desenvolver uma associação pela mudança. O resultado mais palpável desta ação foi um decreto presidencial recente que combate a atividade madeireira ilegal.
- Colaboração com companhias que extraem produtos florestais com responsabilidade ecológica. A Rede Global de Comércio Florestal do WWF, com apoio da International Finance Corporation (IFC, braço privado do Banco Mundial) está provendo assistência técnica e suporte para a comunidade empresarial com o intuito de melhorar a prática de manejo florestal.
A Aliança pelas Florestas vai continuar a trabalhar ao lado do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) para colocar em andamento mecanismos de financiamento inovadores para bancar iniciativas e projetos que estão ajudando a proteger o meio ambiente com melhorias na administração e conservação de florestas em todo o mundo. (Com informações do WWF)