Aumento de vegetação leva a maiores riscos de incêndio na Califórnia
2005-05-27
Especialistas em florestas do governo federal dos Estados Unidos disseram, na última quarta-feira (25/5), que modelos de precipitação não usuais no último inverno e na primavera, no Oeste dos Estados Unidos, levaram ao crescimento anormal de vegetação, incluindo flores no Vale da Morte, estabelecendo as condições para uma temporada de incêndios maior que o normal no sudoeste, no norte, na região de Rockies e no Alasca.
–Estamos muito preocupadps porque houve crescimento da vegetação baixa, mas as florestas nas elevações no noroeste e do norte da região de Rockies perderam toda a cobertura de gelo, disse Rick Ochoa, di Programa Nacional de Incêndios e gerente do Serviço Nacional de Clima.
Enquanto a região de Rocky Mountain teve um inverno seco e uma primavera úmida, o modelo inverteu-se no sudoeste. Um invetno mais úmido que o normal causou enchentes no Arizona, Novo México e no sul de Nevada e da Califórnia, seguindo-se então uma primavera seca. Muito da vegetação do sudoeste secou, aumentando sensivelmente o potencial de incêndios. Excluindo o Alasca, no ano passado a temporada de incêndios destruiu 1,4 milhões de acres, de acordo com o Departamento de Interior dos Estados Unidos. (ABC News, 26/5)