País já recicla 48% das garrafas PET
2005-05-25
A Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) divulgou os resultados do setor em 2004, registrando crescimento nos setores de produção de embalagens e no de reciclagem das embalagens pós-consumo. A produção de embalagens de PET cresceu 9% entre 2003 e 2004, enquanto a indústria recicladora apontou crescimento bem superior, da ordem de 22%. Com isso, o índice nacional de reciclagem passou a 48%, um dos maiores do mundo.
O crescimento da reciclagem de PET no Brasil é, desde 1997, superior a 20% ao ano, com picos como o de 2003, quando esse crescimento bateu nos 35%. Desde 1994, quando esses dados começaram a ser apurados, o crescimento foi de 1.200%.
Os números absolutos são: 360 mil toneladas de embalagens produzidas e 173 mil toneladas recicladas. A diferença continua sendo desperdiçada devido à falta de sistemas de coleta seletiva ou outras alternativas, apesar de todo o esforço da indústria para recuperar as embalagens usadas.
A Abipet trabalha no sentido de conscientizar a população para o descarte ,adequado das embalagens. Em outras palavras, elas devem ser encaminhadas para cooperativas, entidades beneficentes, pontos de entrega voluntária e até mesmo para os catadores. Quando a cidade dispõe de um sistema eficiente de coleta essa tarefa fica, naturalmente, bastante facilitada.
A Abipet foi fundada em 1995 e congrega os fabricantes da resina PET, fabricantes de embalagens de PET e os Recicladores das embalagens pós-consumo. Seus associados representam 90% da indústria brasileira do setor. Comandada por executivos independentes, a entidade atende milhares de pessoas interessadas no negócio da reciclagem ou no mercado das embalagens. Com o suporte de tal representatividade, a associação atua dentro dos conceitos da Responsabilidade Social e Proteção Ambiental, assuntos que são conduzidos dentro de Comissões Temáticas especialmente criadas.
Os benefícios sociais da reciclagem são otimizados pela atuação da Abipet, que proporciona aos catadores e suas cooperativas o conhecimento necessário para aumentar a rentabilidade e a qualidade do seu trabalho. Participação em ações por todo o Brasil, a instituição do Prêmio Ecopet de incentivo à reciclagem, além de constante interatividade com entidades congêneres, indústrias e órgãos governamentais são algumas das atividades que tornaram a Abipet referência nacional para a indústria e reciclagem de embalagens de PET e na disseminação dos conceitos de educação ambiental. (Cruzeiro do Sul, 23/05)