Ceará capacita militares para multiplicadores ambientais
2005-05-25
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza desde ontem (24) até sexta-feira (27), o Curso para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental para militares da 10ª Região Militar. O curso tem como objetivo sensibilizar, capacitar e formar multiplicadores quanto à proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida, por meio de mudanças de hábito, valores e atitudes, de modo a torná-los capazes de disseminar os conteúdos e objetivos da Educação Ambiental dentro de suas áreas de atuação.
O superintendente da Semace, Romeu Aldigueri Arruda, acolhe com muita admiração o interesse dos militares no que diz respeito aos assuntos relacionados ao meio ambiente e a sensibilização da população, por meio do Exército, pela melhoria da qualidade de vida e da co-responsabilidade ambiental.
O Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental está inserido no Programa de Educação Ambiental do Ceará (Peace), criado em 1997 pelo Governo do Estado. O Peace representa o esforço articulado de várias instituições governamentais e não-governamentais, das esferas estadual e municipal, na busca de uma nova postura em relação aos problemas ambientais no Estado.
O curso é ministrado pela Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental da Semace. Nele são abordados temas referentes às questões ambientais, como o papel do agente multiplicador, conceito de meio ambiente, educação ambiental (conceitos, objetivos, princípios, entre outros), o que é Agenda 21, noções básicas de legislação ambiental, competências das instituições ambientais, licenciamento ambiental, biodiversidade, desmatamento, queimadas, recursos hídricos, saneamento básico e resíduos sólidos. (Governo do Ceará, 24/5)