Região Metropolitana de Porto Alegre terá cooperação em gestão e educação ambiental
2005-05-25
Presidente da Comissão de Educação, deputado Adilson Troca, assinou o documento
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), assinou protocolo de intenções para cooperação e intercâmbio em gestão e educação ambiental. O acordo foi firmado em cerimônia realizada nesta terça-feira (24) no Palácio Piratini entre o Governo do Estado, Assembléia Legislativa, universidades, prefeituras e entidades ligadas a área ambiental.
Conforme o presidente da comissão, Adilson Troca, o objetivo do protocolo é estabelecer um programa em gestão e educação ambiental para implementar projetos que venham beneficiar e conscientizar a sociedade e a comunidade escolar sobre o tema. Troca explicou que serão coletadas informações para a produção de atlas com mapas, fotos e textos relacionados a gestão ambiental de 12 municípios da Região Metropolitana. Posteriormente, o material didático-pedágogico será distribuído aos alunos das escolas para melhor compreensão da realidade e do contexto ambiental.
Para o secretário do Meio Ambiente, Mauro Sparta, com o diagnóstico da Região Metropolitana serão realizadas ações efetivas como evitar a poluição dos rios e preservar as matas. — A conscientização e o respeito à natureza passam pela educação ambiental permanente. Essa troca de informações trará benefícios para o Rio Grande do Sul, enfatizou Sparta. Ele afirmou que o projeto deverá ser estendido aos demais municípios do Estado.
O governador em exercício, Antônio Hohlfeldt, destacou a importância do trabalho coletivo para a realização do levantamento de dados e da confecção do material que depois será utilizado pelas escolas.
O projeto Ecogeo da Região Metropolitana de Porto Alegre terá como principais executores a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Saberes e Cuidados Ambientais(ISCA). Os custos do trabalho são oriundos da Consulta Popular por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). (Assembléia Legislativa, 24/5)