O governo tentou maquiar os números, diz Gabeira (PV)
2005-05-24
Veterano militante das causas ambientalistas, o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) liderou na semana passada a ruidosa retirada de apoio dos sete deputados federais do Partido Verde à base parlamentar do governo Lula. Sobrou apenas o ministro da Cultura, Gilberto Gil, que ainda não anunciou o que fará. - O governo tentou maquiar os números do desmatamento. Isso é mais do que uma gota de água, é um oceano de desapontamentos nossos - justificou Gabeira, ao explicar as razões da debandada dos verdes do governo.
ZH - Quais as principais razões do PV para retirar apoio ao governo Lula?
FG - Várias. Entre elas, a política de industrialização do Pantanal, que visa à implantação de usinas de álcool, entre outras medidas, o que vai desequilibrar o ambiente. E este desmatamento quase recorde, num governo que prega o oposto.
ZH - Que erros o governo cometeu?
FG - Prometeu colocar R$ 87 milhões e aumentar de quatro para 19 os postos de fiscalização na Amazônia, num ambicioso plano. O dinheiro reservado para fiscalização resultou bem menor (R$ 106 milhões em dois anos) e nem tudo foi aplicado. Das 19 áreas de fiscais, apenas três receberam recursos adicionais.
ZH - O senhor considera o governo Lula culpado pelo desmatamento?
FG - Por omissão, sim. A fronteira agrícola avança em direção ao norte no meio da floresta, mas o governo tenta nos fazer crer que estão desmatando apenas o cerrado (vegetação rasteira e árvores de pequeno porte). Além disso, o governo maquiou os números, falando que cresceu apenas 6% de um ano para outro (2003/2004). Ora, de que adianta crescer pouco se a área devastada aumenta a cada ano? (ZH, 23/05)