Empresa lança selo de controle que vai garantir a segurança na destinação de resíduos industriais
2005-05-24
Com o objetivo de garantir maior segurança para os seus clientes, a Boa Hora Central de Tratamento de Resíduos está lançando no mercado um selo de segurança holográfico, que será utilizado para controle de recebimento de resíduos dentro do aterro. A idéia, destaca o diretor Peralta, é permitir que as indústrias tenham a certeza absoluta e a garantia de que seus resíduos estão sendo destinados de forma correta. O selo de segurança – que é numerado e traz associado a ele uma série de informações – vai ser também a base utilizada pela Boa Hora para emitir para os seus clientes as cartas de anuência e contratos, além disso, será um importante aliado dos órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental.
Um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento, Recuperação e Disposição de Resíduos Especiais – Abetre - revelou que dos 2,9 milhões de rejeitos industriais gerados por ano no Brasil apenas 600 mil toneladas, ou cerca de 22% do total, recebem tratamento adequado. Isso significa que dos 78% restantes, por volta de 2 milhões de toneladas, são de positados em lixões clandestinos ou inapropriados, sem receber nenhum tipo de inertização.
Muitas vezes o problema acontece por conta do desvio dos resíduos das indústrias por transportadoras não idôneas que, em busca de melhores preços, acabam l evando os resíduos para lixões clandestinos. A facilidade em falsificar os documentos emitidos para controle de disposição de resíduos nos aterros é um dos motivos deste desvio, alerta o empresário Luis Roberto Peralta. Diretor da Boa Hora Central de Tra tamento de Resíduos, ele destaca que muitas vezes as indústrias acreditam que seus resíduos estão recebendo a destinação correta enquanto na verdade estão sendo desviados. (AG Comunicação Ambiental, 23/05)