Rio sedia 1° Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável
2005-05-24
Degradação do meio ambiente, sustentabilidade nas empresas e na sociedade e acordos multilaterais para o desenvolvimento sustentável são alguns dos assuntos que serão debatidos no 1o Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável, de 31 de maio a 2 de junho, no Rio de Janeiro.
Realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em parceria com a Unesco, Pnuma, Banco Mundial Governo Federal e o World Business Council for Sustainable Development, o evento marcará o lançamento, no âmbito da América Latina, da Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
No primeiro dia do Congresso, dois ministros brasileiros – Marina Silva (Meio Ambiente) e Gilberto Gil (Cultura) vão debater os desafios para o presente e o futuro sustentáveis da humanidade, com as maiores autoridades nacionais e internacionais sobre o assunto: John Redwood (diretor do Banco Mundial); Geoff Lye (vice-presidente do SustainAbility); Jonathan Lash (presidente da World Resources Institute – WRI); Ricardo Melendez (diretor-executivo do International Centre for Trade and Sustainable Development -- ICTSD); Adil Najam (professor da da Fletcher School of Law and Diplomacy; e Stuart Hart (professor da Cornel University).
O físico e Ph.D Fritjof Capra - autor de livros, como O Tao da Física e A Teia da Vida - fará vídeo-conferência durante o evento, que será palco para o lançamento, na América Latina, da Década ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Nos dias 1 e 2 de junho, serão apresentados oito painéis conduzidos por especialistas nacionais e internacionais sobre assuntos relacionados à sobrevivência dos recursos naturais; dez oficinas práticas que abordarão temas estratégicos para viabilizar o processo de mudança; e uma feira de produtos e serviços para demonstração de projetos e ações de empresas e ONGs voltadas para o desenvolvimento sustentável. (Com informações do CEBDS)