Banco Mundial quer seguir envolvido em programa de florestas na Nova Guiné
2005-05-24
O Banco Mundial quer continuar envolvido em projetos florestais em Papua Nova Guiné, apesar do cancelamento de um projeto florestal de US$ 34 milhões para conservação de florestas. No início desta semana, o governo da Nova Guiné e o Banco Mundial lançaram uma declaração em conjunto anunciando que o projeto de quatro anos teria que ser cancelado devido a desentendimentos que estavam em andamento.
O Banco Mundial e outras agências de ajuda internacional para a Nova Guiné já levantaram várias preocupações a respeito de práticas insustentáveis de exploração florestal que estão ocorrendo por parte de companhias estrangeiras que atuam no país. A porta-voz do banco, Elizabeth Mealey, afirma que a instituição quer permanecer engajada no projeto da indústria florestal da Nova Guiné, apesar deste revés.
–Agora que foi cancelado, vamos ter que esperar e ver. Do ponto de vista do banco, há muita esperança de que possamos continuar envolvidos no setor florestal, e comunicamos isto ao governo. Acreditamos que o governo esteja interessado em nosso engajamento contínuo, mas, de fato, as discussões nos próximos meses é que realmente vão decidir isto, afirmou a porta-voz.
(Fonte: ABC Radio Australia, 20/5)