Lagos de Covadonga, na Espanha, têm tráfego de acesso restrito
2005-05-24
A ministra do Meio Ambiente da Espanha, Cristina Narbona, manifestou seu reapaldo a medidas anunciadas pelo Principado de Asturias no sentido de restringir o tráfego rodoviário privado até os lagos de Covadonga no próximo verão. Isto garantirá a conservação de um dos lugares mais belos da Europa, disse ela. O Ministério do Meio Ambiente respaldou o projeto do governo asturiano de regulação do tráfego durante os meses de julho, agosto e metade de setembro entre Covadonga e los Lagos, no Parque Nacional de los Picos de Europa.
A Conseheira de Meio Ambiente, Ordenamento do Territorio e Infra-estruturas do Principado informou que o Organismo Autônomo de Parques Nacionais emitiu um comunicado ao governo regional no qual manifesta apoio à medida na qual diz que garantirá uma mais adequada conservação de um dos pontos de maior beleza do Parque Nacional, que está submetido a uma fortíssima pressão humana.
Além dito, a regulação do tráfego será acompanhada de medidas complementares para garantir os direitos dos usuários qualificados, que podem ser criadores de gado ou mesmo titulares de estbalecimentos hoteleiros.
O número de visitantes na região de Los Lagos de Enol e de Ercina aumentou 50% nos últimos anos e, durante 2004 foi visitado por 1,1 milhão de pessoas.
Desta cifra, metade se concentra entre julho e setembro – mais de 350 mil, somente entre 1º e 25 de agosto – o que levou o governo asturiano a limitar o acceso como parte do Plano de Transporte a Picos, que está desenvolvendo. (El Mundo, 23/5)