Índia providencia lar para tigres
2005-05-24
Tigres da região de Sunderbans, a leste da Índia, podem descansar facilmente depois que um novo relatório divulgado nesta segunda-feira (23/5) pelo governo está providenciando um novo lar para eles. O governo do oeste de Bengala está fazendo planos para lançar um santuário para velhor tigres que não conseguem mais caçar suas presas, segundo informações do jornal The Telegraph.
Espalhado por 45 acres, o centro terá água doce, banhado, alces e outros animais que servem de presas para a espécie de tigre. Um censo realizado no ano passado na floresta que faz fronteira com Bangladesh localizou mais de 270 tigres nas florestas.
–Estamos estabalecendo plano para resgatar os tigres, e eles estão sendo finalizados, afirma R. K. Tripathi, principal secretário de Estado do Departamento de Florestas. Os tigres são incapazes de caçar quando eles se tornam velhos e, com freqüência, nessas condições, caçam gado e atacam pessoas. Mães de tigres em busca de alimento para seus filhotes permanecem em vilas, diz o diretor de campo do Sunderbans Tiger, Pradeep Vyas.
A decisão de lançar um santuário vem do governo da Índia, que está enfrentando uma nova onda de críticas depois que 16 a 18 tigres de Sarika foram mortos. Os tigres estão também desaparecendo lentamente de florestas e outras reservas. No mês passado, o primneiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, designou uma tarefa -força de especialistas em vida selvagem para parar a caça ao tigre. Conservacionistas estimam que exista ente 3,5 mil e 3,7 mil tigres remanescentes na Índia. (ABC News, 23/5)