Secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre destaca preservação para saneamento básico
2005-05-23
A proteção da fauna e da flora para que elas se tornem aliadas do saneamento foi um dos pontos-chave da palestra do secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre, Beto Moesch, no dia 19, na Câmara de Vereadores de Lajeado. A programação fez parte do seminário sobre saneamento urbano promovido pela Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat) em parceria entre prefeitura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O tema da palestra de Moesch era saneamento básico, mas ele preferiu falar em ambiental, pois no seu entender trata-se de um conceito evoluído e mais adequado às demandas da atualidade. O saneamento ambiental remete a água de boa qualidade, tratamento de esgoto, reciclagem de lixo, drenagem de água pluvial e controle de roedores.
De acordo com Moesch, para que esta proposta seja eficiente cada vez mais a população precisa evitar a produção de resíduos. Ele também citou o artigo 225 da Constituição Federal, que prevê o direito de todos a um ambiente ecologicamente equilibrado. A legislação prega que é dever do Estado e dos municípios a extensão progressiva do saneamento básico a toda a população urbana e rural. No entanto Lajeado não tem sistema de tratamento de esgoto. Em seu pronunciamento, antes da palestra de Moesch, a prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso reforçou o discurso do vice-prefeito Sedinei Zen na abertura do seminário, quarta-feira.(Informativo, 20/05)