Indústria ainda não trata dejetos como deveria, indica estudo
2005-05-23
Apenas 22% dos dejetos industriais no Brasil recebem tratamento adequado. Esse é o resultado de um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento, Recuperação e Disposição de Resíduos Especiais (Abetre).
Segundo o documento, o Brasil gera 2,9 milhões de rejeitos industrias por ano. Destes, somente 600 mil toneladas são tratadas, o que significa dizer que os 78% restantes, por volta de 2 milhões de toneladas, são depositadas em lixões clandestinos ou inapropriados, sem receber nenhum tipo de inertização.
Conforme o levantamento, muitas vezes o problema acontece por conta do desvio dos resíduos das indústrias por transportadoras não idôneas que, em busca de melhores preços, acabam levando os resíduos para lixões clandestinos. — A facilidade em falsificar os documentos emitidos para controle de disposição de resíduos nos aterros é um dos motivos deste desvio, alerta o diretor executivo da Abetre, Diógenes Delbel. Ele destaca que muitas vezes as indústrias acreditam que seus resíduos estão recebendo a destinação correta enquanto na verdade estão sendo desviados. (Com informações da Abetre)