Argentina: corte de gás em 37 estações de serviço deve terminar somente hoje
2005-05-23
As 37 estações de serviço de gás natural combustível (GNC) que tiveram o abastecimento de gás cortado no último sábado (21/5), na Argentina, devem voltar às condições normais aidna nesta segunda-feira (23/5). A informação foi dada nesta Domingo pela empresa GasNatural.
Diante da onda de frio ocorrida no fim de semana, na sexta-feira (20/5) à noite a GasNatural comunicou a 37 estações de serviço que elas não poderiam vender gás a partir das 6h da manhã de sábado (21/5). –Eram estações de serviço que tinham uma atividade ininterrupta, e a medida não afetou o abastecimento , assinalaram neste sábado, representantes da secretaria de Energia. –Fizemos uma vistoria na zona, e não havia filas excessiva pela falta de combustível, acrescentaram.
No ano passado, foram modificadas as normas legais do mercado de gás. Entre as mudanças aplicadas, está uma que determina que todas as estações de serviço de GNC novas devem ter serviços ininterruptos. Quando falta combustível, a distribuição pode ordenar-lhe deixar de despachar.
Hoje, existem umas 100 estações de GNC nessa categoria em todo o país, sobre um total de 1.342. Na área de GasNatural, há 37 estações com serviço ininterrupto (as que desde sábado não estão trabalhando) e 255 com serviços consolidados. (Clarín, 22/5)