Ambientalistas cortarão árvores exóticas em Campos do Jordão
2005-05-21
Campos do Jordão, 20/06 – Ambientalistas participantes da Semana da Mata Atlântica, que acontece até domingo (22/5) em Campos do Jordão, São Paulo, solicitaram à Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), organização social ligada à Secretaria Estadual de Cultura, que administra o Auditório Cláudio Santoro, onde está sendo realizado o evento, para que fossem cortadas duas árvores exóticas de Pinus elliotis localizados em um mirante próximo ao auditório.
Localizado em área de grande beleza cênica, o auditório conta com um belo jardim, com magníficos exemplares de araucárias, espécie em extinção da Mata Atlântica e tema central da Semana. O corte foi autorizado pela diretoria da APAA e acontecerá a neste sábado, 21 de maio, às 13h30. As espécies exóticas serão substituídas por mudas nativas de araucária e pinho bravo. O objetivo da ação é demonstrar simbolicamente a recuperação do equilíbrio biótico da Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucária) e preservar a paisagem local.
Segundo o professor Paulo Kageyama, diretor de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, o pinus é uma espécie invasora, considerada a segunda maior causa de impacto na biodiversidade. Árvore exótica (originária da América do Norte), o pinus tem suas sementes dispersas pelo vento e por isso deve ser plantado apenas em culturas muito controladas pelos produtores.
(Rede de Ongs da Mata Atlântica, 20/5)