Camarão pescado em época proibida
2005-05-20
A Polícia Ambiental apreendeu ontem (18/05) perto de 300 quilos de camarão na Praia de Itajuba, na região de Barra Velha, Litoral Norte catarinense. A mercadoria havia sido pescada em área oceânica, proibida pelo defeso, que vai até o dia 31 de maio. Seis pescadores foram autuados pelo crime ambiental, mas outros 20 a 30 barcos que estavam no local, também praticando a pesca ilegal de camarão, conseguiram escapar da fiscalização.
De acordo com a polícia, as denúncias contra alguns dos pescadores daquela região já vinham sendo apuradas há pelo menos uma semana. Pela manhã, por volta das 10h, foram apreendidos 50 quilos de camarão, que estavam com três pescadores. Os demais que estavam em outros barcos fugiram. Como os policiais sabiam que eles deveriam voltar ainda ontem, continuaram a ronda na região.
Por volta das 16h, outra leva com mais 250 quilos foi apreendida. À noite as buscas continuaram para tentar flagrar os pescadores que escaparam. Os profissionais que foram pegos praticando pesca ilegal podem ser multados em R$ 500 a R$ 5 mil, dependendo da quantidade e do tipo de camarão pescado.
A denúncia será encaminhada ao Ministério Público - se condenados eles podem pegar de um a três anos de prisão. A maior apreensão de camarão no período de defeso feita na região este ano ocorreu em Barra Velha, quando os policiais encontraram 450 quilos. A Polícia Ambiental informa que as ocorrências caíram em relação a anos anteriores. (Diário Catarinense 19/05)