França espera que Irã mantenha suspensão do programa nuclear
2005-05-20
O governo da França informou, nesta quinta-feira (19/5), que tem esperança de que o Irã manterá suspensas suas atividades de enriquecimento de urânio, após as declarações de um negociador iraniano afirmando que Teerã não renunciará a seus planos.
–Esperamos que o Irã se mantenha no marco do acordo de Paris de novembro de 2004, que prevê a suspensão das atividades ligadas ao enriquecimento do urânio, disse um porta-voz do Ministério de Exteriores da França. O mesmo porta-voz acrescentou que uma reunião em nível ministerial da troika européia – Alemanha, França e Reino Unido – com o Irã está prevista para a próxima terça-feira (24/5) e será precedida de um encontro de altos funcionários, que irão prepará-la. A reunião acontecerá em Bruxelas, segundo informaram fontes diplomáticas esta semana.
Um dos negociadores iranianos, Hosein Musavian, disse ao jornal The New York Times que o impasse nas negociações com os europeus não irá ser superado se não forem oferecidos a Teerã incentivos importantes, como um contrato para dez centrais nucleares.
Musavian insistiu em que seu país nunca renunciará a seus planos de enriquecer urânio, mas está disposto a dar todas as garantias de que o combustível nuclear não será usado para a fabricação de armas atômicas. Ele lembrou que o Irã propôs ter um ciclo completo de enriquecimento em quatro fases e dois anos, para mostrar ao Ocidente que Teerã não tenta fabricar armas atômicas. (Terra Notícias, 19/5)