Nova etapa de saneamento em Porto Alegre inicia na próxima semana
2005-05-19
As obras da segunda etapa do conduto forçado Álvaro Chaves-Goethe deverão iniciar na próxima quarta-feira em mais três trechos: rua Padre Chagas próximo ao Moinhos Shopping; Félix da Cunha entre Tobias da Silva e Padre Chagas e rua Quintino Bocaiúva em direção à Tobias da Silva. A duração dos trabalhos deverá ser de 30 a 60 dias, anunciou ontem o diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) da Capital, Ernesto da Cruz Teixeira.
Segundo ele, nos primeiros 15 dias, as intervenções transcorreram normalmente e não foram constatados maiores transtornos no trânsito de veículos na avenida Farrapos. Teixeira lamenta a chuva dos últimos dias, que deve atrasar em um ou dois dias a conclusão da primeira etapa na rua Mata Bacelar (próximo da Nova Iorque) e Tobias da Silva (entre Félix da Cunha e Doutor Timóteo), onde estava previsto a colocação de lajotas nas calçadas.
Ontem, no trecho mais importante - na rua Álvaro Chaves com avenida Farrapos -, os operários do consórcio PRM realizavam a concretagem da galeria. Na primeira quinzena, foram executados 324 metros de redes pluviais, na Tobias da Silva, Mata Bacelar e Álvaro Chaves com Farrapos. Também foram colocados 400 metros de redes cloacais na rua Santa Rita e na própria Álvaro Chaves. Também foi feita a limpeza da parte da canalização já existente do conduto, localizada entre as Farrapos e Voluntários da Pátria.
Segundo Teixeira, o DEP vem garantindo acesso a estabelecimentos comerciais e a residências, com a colocação de pranchas de aço na entrada de portas e garagens. No entanto, entre os comerciantes as opiniões estão divididas. O diretor da Distribuidora de Papéis Braile Ltda, Carlos Braile, afirma que empresa avisou clientes e empresas que realizam a carga e descarga de produtos. – Criamos alternativas aos clientes como um estacionamento na rua Santos Dumont, destaca. A gerente do Brick Farrapos, Patrícia Lampert, na esquina da Álvaro Chaves com Farrapos, afirma que, para não espantar os clientes, vem mantendo sempre limpa a frente do estabelecimento. – Pelo menos umas 20 vezes ao dia gente varre a frente da loja. A partir de hoje, a EPTC anuncia novas alterações no trânsito da região, incluindo a própria Álvaro Chaves e a Almirante Barroso, por um período de 60 dias. (JC, 19/05)