Projeto de abastecimento de água será retomado em 25 municípios portugueses
2005-05-19
O ministro do Meio Ambiente de Portugal, Francisco Nunes Correia, anunciou ontem (18/5) o desbloqueio de um projeto que vai permitir melhorar o abastecimento público de água em 25 conselhos do Alentejo.
–É uma candidatura que estava parada há alguns anos e que, terça-feira, enviei com grande urgência para Bruxelas, declarou o ministro, considerando que o sistema vai permitir o abastecimento público e o tratamento de águas residuais de quatro associações de municípios alentejanos.
O governante falava em Mértola, após uma reunião da Comissão para a Seca 2005, durante a qual foi divulgado o relatório de acompanhamento da situação referente à primeira quinzena de maio.
Num dos conselhos alentejanos mais atingidos pela seca que assola o país, o ministro fez questão de anunciar o avanço do projecto das associações de municípios alentejanos para a Gestão do Ambiente, do Litoral Alentejano, Alentejo Central e de parte do distrito de Évora, que aguardava há três anos aprovação nacional.
–Depois de várias peripécias, esse projeto está finalmente a caminho de Bruxelas e vai permitir aos municípios terem fontes seguras de abastecimento de água, disse, garantindo que o projeto deve estar concluído em 2008.
Após a reunião da Comissão para a Seca 2005, Francisco Nunes Correia presidiu à assinatura de um protocolo para permitir a reabilitação da Barragem do Enxoé, que serve os conselhos de Serpa e Mértola.
–O caso do Enxoé é particularmente grave. Havia uma situação de ruptura e a barragem estava degradada, explicou o governante.
O acordo hoje assinado, que envolve o Instituto da Água, a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva (EDIA) e a Associação de Municípios do Enxoé, permite a integração do rio no sistema de Alqueva, levando a EDIA a proceder a trabalhos de esvaziamento e limpeza da bacia, seguidos do processo de reenchimento.
Questionado pelos jornalistas quanto à Barragem de Odelouca, no Algarve, principal fonte de abastecimento de água do Barlavento algarvio, o ministro do Ambiente revelou ter aprovado a abertura de um concurso público internacional para retomar a conclusão da obra.
–Já assinei a abertura do concurso e vamos anunciar isso, bem como outras medidas para o reforço da fiabilidade do abastecimento de água no Algarve no Dia Mundial do Ambiente, em 5 de junho, acrescentou. (Ecosfera, 18/5)