Rio Grande do Sul quer aumentar a participação no Proinfa
2005-05-18
O secretário de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres, acredita que o Rio Grande do Sul possa aumentar de 70 MW a 100 MW a participação de projetos eólicos dentro da primeira fase do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa). Isso seria possível graças a projetos que não venham a ser implementados em outros estados. – Já se sabe que no Nordeste há empreendimentos que não serão instalados, relata o secretário.
Além dos 150 MW dos parques de Osório, há mais um projeto de geração de 7,56 MW para ser realizado em Palmares do Sul, pela própria Enerfin do Brasil, e outro empreendimento de 70 MW que está sendo conduzido pela Elebrás no município de Tramandaí.
Sobre a discussão da validade do projeto da Elebrás, que foi motivo de análise por parte do Ministério Público, Andres afirma que os 70 MW, conquistados no Proinfa, estão garantidos O secretário aproveitou a reunião de ontem com os empresários para apresentar ao governador Rigotto alguns projetos de aproveitamento de crédito de carbono que o governador deverá relatar a investidores japoneses durante sua viagem àquele país prevista para o final do mês. Rigotto destacou a importância da diversificação da matriz energética. (JC 18/05)