UFSM amplia coleta seletiva
2005-05-17
A Coleta Seletiva de Lixo, iniciada em 2002 no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entra este ano em uma nova fase. Desde o mês de janeiro novas ações relacionadas à ampliação dos recursos físicos, à educação ambiental e ao aproveitamento do lixo vêm sendo intensificadas. O professor do Departamento de Engenharia Química, Djalma Dias da Silveira, que é Coordenador da Comissão de Planejamento Ambiental e também do projeto de Coleta Seletiva de Lixo na UFSM, explica que projeto está sendo implementado aos poucos em função da carência de recursos.
Até o ano passado, o campus contava com coletores seletivos de lixo em nove de seus prédios. No início deste ano, o número foi ampliado para 20. A estrutura montada representa agora 80% do total previsto no projeto original criado há cinco anos por alunos do Curso de Especialização em Educação Ambiental da UFSM. Estão sendo priorizadas também as ações de educação ambiental através da realização de palestras. Além das palestras educativas que têm alunos, funcionários e professores como alvo, a equipe do projeto realiza também o treinamento do pessoal da limpeza responsável pela retirada e pela embalagem do material depositado nos coletores. Este treinamento foi realizado em março para todos os funcionários da empresa concessionária de limpeza no campus.
O aproveitamento do lixo é outro aspecto contemplado. O material reciclável depositado nas lixeiras específicas é coletado e embalado no campus, recolhido pela Prefeitura Municipal e doado à entidades de catadores no município.
O lixo orgânico, que hoje é recolhido normalmente pela prefeitura e não tem nenhum tipo de aproveitamento, dentro de algumas semanas passará a será utilizado no viveiro florestal da Universidade. A equipe do professor Juarez Hoppe do curso de Engenharia Florestal, está finalizando os preparativos para implantar a compostagem de resíduos orgânicos que vai tornar possível aproveitá-los como adubo. A partir do segundo semestre, quando devem estar concluídos os treinamentos e a sensibilização do pessoal da limpeza e freqüentadores do campus, será implementado também o acompanhamento e levantamento estatístico da coleta seletiva. (UFSM, 16/05)