Especialistas debatem controle biológico na agricultura em seminário
2005-05-17
As contribuições da comunidade científica para ampliação de tecnologias de controle biológico de insetos, que causam danos à agricultura, estão em debate por especialistas do Brasil, America Latina e Europa em seminário no Mar Hotel, em Recife. O evento, promovido pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, reúne até quinta-feira (19) pesquisadores, sanitaristas e estudantes.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Luiz Alexandre Nogueira o interesse pelo controle biológico de pragas vem crescendo, em reposta aos efeitos adversos dos agrotóxicos sobre o meio ambiente e das exigências da política internacional de produção agricola, no sentido de favorecer o uso sustentável dos recursos biológicos.
Para o colombiano Uldárico Varón, o uso indiscriminado de produtos químicos na agricultura tem efeito negativo na saúde humana, animal e meio ambiente. Por essa razão defende o desnevolvimento de programas de controle de pragas a partir microorganismo a exemplo de bactérias, virus e fungos, visando evitar perdas agrícolas.(Agência Brasil, 16/5)