Compradores e vendedores reúnem-se para ampliar negócios de madeira certificada
2005-05-17
A EcoLeo (www.ecoleo.com.br), primeira revenda de madeira certificada da América Latina com o selo verde FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), participa da reunião entre produtores de madeira certificada do Estado do Acre com compradores de São Paulo nos dias 16 e 17 de maio, em São Paulo. O evento é realizado na sede da SOS Mata Atlântica, localizada na rua Manuel da Nóbrega, 456, em São Paulo.
Os temas abordados serão: manejo florestal comunitário, alternativa para a sustentabilidade dos povos da floresta no Acre, construção de estratégias para aprimoramento das relações comerciais (produtores e compradores), políticas para a promoção e ampliação do manejo florestal comunitário no Acre. O objetivo desse encontro é viabilizar negócios e estreitar a relação entre produtores e compradores de madeiras certificadas.
O Brasil possui 3 milhões de hectares de florestas certificadas e o uso de madeira
certificada entre designers, arquitetos, profissionais da marcenaria e construção vem aumentando. Estudos do Imaflora mostram que a venda de produtos florestais certificados tende a triplicar, podendo chegar a R$ 3 bilhões anuais até o final de 2005. As participações confirmadas para o encontro são das comunidades: Projeto Agroextrativista São Luis do Remanso - Capixaba, Resex Chico Mendes - Seringal Rio Branco, Projeto de Assentamento Extrativista Equador - Xapuri, Projeto de Assentamento Porto Dias - Acrelândia, Projeto de Assentamento Cachoeira - Xapuri, Resex Chico Mendes - Seringal Dois Irmãos e Projeto de Assentamento Dirigido Padre Peixoto. Também participam do encontro Jefferson Amaro, engenheiro florestal e educador popular; Nívea Marcondes, coordenadora do Centro dos Trabalhadores da Amazônia (Acre), Marcelo Arguelles, gerente de manejo florestal e gestão de áreas naturais protegidas, Secretaria Estadual de Floresta e o Governo do Estado de Acre.