Três macacos morrem no zôo de Chicago
2005-05-17
Um macaco ameaçado está em quarentena no zoológico de Chicago, enquanto especialistas do Lincoln Park Zoo tentam determinar o que matou outros três, na última série de morte de animais naquele estabelecimento.
O Departamento de Agricultura do Estados Unidos procura saber se o zôo violou o Animal Welfare Act (Lei de Bem-estar dos Animais), e o grupo que dá acreditação aos zoológicos norte-americanos está agora revendo as práticas de cuidados com os animais no local.
Segundo fontes do zôo, as mortes dos macacos, nesta semana, devem estar relacionadas à sua recente mudança para uma nova área de exibição que deu-lhes acesso a outdoors. Suas mortes seguem as verificadas com dois elefantes, dois gorilas e um camelo desde outubro de 2004, no mesmo local. No início deste mês, foi também registrada a morte de um elefante que estava sendo transferido para Utah.
O macaco sobrevibente, uma fêmea de oito anos (Francois), está sob observação no hospital do zôo, segundo a porta-voz da instituição, Kelly McGrath. Os macacos não mostraram sinais de enfermidade na sexta-feira (13/5) pela manhã, segundo ela, mas os veterinários observaram leves mudanças no seu estado físico ou comportamento.
(NY Times, 16/5)