Águas do Rio de Janeiro são as mais poluídas
2005-05-16
O Estado do Rio de Janeiro é o mais afetado pela poluição da água. O problema atinge 77% dos municípios do Rio, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o meio ambiente nos municípios brasileiros.
Em todo o país, a poluição da água atinge 38% dos municípios, principalmente os mais populosos. Os 2.121 municípios que sofrem com o problema apresentaram poluição freqüente nas águas dos rios, lagos, enseadas, represas, açudes, baías, nascentes e águas subterrâneas.
A análise por região mostra que o Sul (45%) e o Sudeste (43%) são os mais afetados. Na avaliação por Estados, o Rio de Janeiro é seguido de Amapá (69%), Espírito Santo (60%), Pernambuco (56%) e Santa Catarina (55%). Na contramão, Piauí (7%), Tocantins (12%), Acre (18%), Amazonas (19%) e Mato Grosso (25%) apresentaram os menores percentuais de poluição da água.
Na avaliação de 521 municípios, o despejo de resíduos industriais, óleos ou graxas, inclusive o derramamento de petróleo, foi o principal causador da poluição na água. Segundo o IBGE, o resultado do Espírito Santo e do Rio de Janeiro foi afetado em grande parte pela exploração de petróleo. (Correio Braziliense 13/05)