Vistoria veicular gratuita ajuda a reduzir ruídos e poluentes nas ruas de BH
2005-05-16
Motoristas que quiserem colaborar com o meio ambiente podem participar do projeto Inspeção de Emissões Veiculares, uma iniciativa desenvolvida em Belo Horizonte para avaliar a quantidade de ruídos e poluentes emitidos pelos carros.
A vistoria é gratuita, voluntária e educativa. Trabalham neste projeto técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (SMMAS). Na sexta-feira passada os profissionais trabalharam na Barragem Santa Lúcia. Nesta semana a inspeção será feita na rua Lindalva, no bairro Nazaré, região Nordeste de Belo Horizonte.
A expectativa dos profissionais é que, até nos próximos dois anos, o controle do nível de ruídos e poluentes seja uma exigência anual para a liberação do Certificado de Registro e Licença de Veículos (CRLV). O projeto Inspeção Veicular já avaliou mais de mil carros, em um período de dois anos.
De acordo com a coordenadora geral do projeto, Elisete Gomides 86% dos veículos pesados - caminhões e ônibus - foram reprovados quanto à emissão de poluentes, como os hidrocarbonetos e o monóxido de carbono, que é o grande vilão da poluição atmosférica. Em relação aos ruídos, 40% deles estavam em desacordo com a índice permitido pelos ambientalistas.
As vistorias em carros de passeio identificou que 30% deles emitem gases acima do que é tolerado e 40% foram reprovados por produzirem poluição sonora. Toda os dados da pesquisa são repassados para o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Para que os automóveis estejam de acordo com as normas do meio ambiente é preciso apenas de alguns cuidados. Segundo o fiscal de controle ambiental da SMMAS, Luis Roberto Domingues a poluição sonora e do ar podem ocorrer por causa de vazamentos de água ou óleo ou alguns defeitos que podem ser detectados em regulagem manual, em carros com carburadores, ou com sensores em veículos que tem injeção eletrônica. (O Estado de Minas 13/05)