Caravana vistoria situação de degradação na região dos rios Jacuí-Taquarí
2005-05-13
A Associação Amigos do Jacuí-Taquari (AJA-TA), com apoio dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, promove nesse domingo (15/5) a Caravana Cultural-Natural Baixo Jacuí, com o objetivo de verificar a situação da extração irregular de areia, das águas e da invasão dos mexihões dourados em toda a região.
A Caravana tem saída prevista para às 9h do Clube Náutico de São Jerônimo e retorno ao meio-dia. A comitiva passará pelos locais mais impactados da região e os dados levantados servirão para embasar os expedientes abertos nos Ministérios Públicos Federal e Estadual, principalmente sobre a extração irregular de areia que vem ocorrendo nos dois rios.
Essa caravana, explica o procurador da República, que atua na área do meio ambiente, Carlos Eduardo Copetti Leite servirá para verificação in loco da degradação que tem causado, inclusive, danos a obras cíveis, como queda de um farol noticiada em razão do desmoronamento das margens do rio pela extração irregular de areia.
Outra constatação dos organizadores é que, devido ao zoneamento de extração de areia feito pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) no Guaíba, o que aumentou o controle sobre a mineração sobre no local, fez com que muitos barcos tenham se deslocado para a região do Jacuí-Taquarí.
Além do procurador da República, participarão da caravana, os promotores de justiça dos municípios de General Câmara, Charqueadas, Triunfo e São Jerônimo. (Ministério Público do Rio Grande do Sul, 13/5)