PF de Volta Redonda interdita lixão ilegal
2005-05-13
Agentes da Delegacia da Polícia Federal de Volta Redonda, no Sul Fluminense, interditaram, na manhã de anteontem, uma área de 7 mil metros quadrados, junto à RJ-153, que liga a cidade à divisa de Minas Gerais. A área era utilizada ilegalmente como lixão pelas prefeituras de Valença, no estado do Rio, e Santa Rita de Jacutinga, em Minas. O vazadouro, que recebia pelo menos dois caminhões de lixo por dia, colocava em risco de contaminação o Rio Preto, que divide os estados do Rio e de Minas Gerais.
As duas prefeituras também foram acusadas de desmatarem a área para criar o lixão. Foram detidos e liberados cinco homens contratados por uma empresa de reciclagem de lixo que estavam no local.
O pecuarista Roberto Reis de Oliveira, dono do terreno, ao depor na delegacia da PF em Volta Redonda, apresentou contratos de aluguel do terreno assinados pelo prefeito Fernando Pereira Graça, de Valença, e Vicente de Paula Viana, de Santa Rita de Jacutinga (MG). Representantes das prefeituras das duas cidades foram intimados a depor na PF. (O Globo 12/05)