Klabin inaugura unidade de reciclagem
2005-05-13
A Alcoa Alumínio, a Klabin, a Tetra Park e a TSL Engenharia Ambiental inauguram hoje em Piracicaba (SP) uma unidade industrial de reciclagem de embalagens longa vida. As quatro empresas investiram, com recursos próprios R$ 12 milhões para a construção da unidade – primeira do mundo com tecnologia de Plasma para a reciclagem de embalagens longa vida.
A fábrica tem capacidade para processar 8 mil toneladas por ano de plástico e alumínio, o que equivale à reciclagem de 32 mil toneladas de embalagens longa vida por ano. A operação da nova fábrica ficará a cargo da TSL Engenharia Ambiental, empresa brasileira que desenvolveu a tecnologia a Plasma Térmico, um sistema que usa energia elétrica para produzir um jato de plasma a 15 mil graus Celsius para aquecer a mistura de plástico e alumínio.
A emissão de poluentes na recuperação dos materiais, feita na ausência de oxigênio, sem queimas, é próxima de zero, e a eficiência energética é próxima de 90%. A unidade está localizada ao lado da fábrica da Klabin, em Piracicaba, o que reduz os custos, já que o material composto de plástico e alumínio segue diretamente da Klabin para o processamento no Plasma. A tecnologia Plasma permite a separação total do alumínio e do plástico que compõem a embalagem. O modelo atual da reciclagem das embalagens longa vida até então separava o papel mas mantinha o plástico (polietileno) e o alumínio unidos. Com isso os três componentes da embalagem retornam para a cadeia alimentar produtiva como matéria-prima. O papel cartão, extraído na primeira etapa da reciclagem ainda na fábrica da Klabin, será reaproveitado pela empresa para a fabricação de papelão ondulado, usado para a fabricação de caixas de papelão. O polietileno será convertido em parafina, que será vendido à indústria petroquímica. O alumínio será transportado para a fábrica da Alcoa Alumínio em Itapissuma (Pernambuco).
A Klabin é a maior recicladora de papéis do País, com capacidade para a produção de 400 mil toneladas de papel reciclado por ano. (GM, 13/05)