Abastecimento da população é prioridade na seca espanhola
2005-05-13
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) da Espanha dará prioridade ao abastecimento de recursos hídricos às populações durante o período de seca que se avizinha, anunciou nesta quinta-feira (12/5) o secretário-geral de Território e Biodiversidade do MMA, Antonio Serrano.
Mesmo assim, ele indicou que o governo acelerará, ao máximo, a infra-estrutura de dessalinização que já está em projeto, tanto para o abastecimento de populações quanto para irrigação.
Serrano expôs o plano de criação de plantas dessalinizadoras para o abastecimento urbano e turístico, assim como para a irrigação, no conjunto d província de Alicante, cujos investimentos alcançarão, neste ano, 169 milhões de euros. –É uma cifra que respresenta o dobro do investido entre os anos de 2001 e 2004, acrescentou Serrano. Ele explicou os projetos para garantir o abastecimento, como as dessalinizadoras de San Pedro del Pinatar I e II, ambas em execução e com capacidade de 24 hectômetros cúbicos anuais, e a ampliação da planta de Alicante-Água Amarga, também em execução, assim como a planta de Valdelentisco.
Alicante II, com 24 hectômetros cúbicos anuais de capacidade, que ficará no município de Muchamiel, está prevista para abastecer a zona alicantina não coberta pela administração e a comunidade dos Canais de Taibilla. Além disto, estão em estudo o transpasse do Tajo-Segura e a criação de uma dessalinizadora em Torrevieja. –Estamos diante de todo um programa de ações urgentes, que implicam ações de melhoria ambiental e melhoria da obtenção de novos recursos, diminuição de perdas e incremento da gestão da água, disse o secretário. O presidente da sociedad estatal de Águas das Bacias (Cuencas) Mediterrâneas (ACUAMED), Jaime Palop, manifestou que o MMA sempre deu prioridade à segurança do abastecimento de água à população. (El Mundo, 12/5)